A versão 2.7 foi escolhida pelos desenvolvedores da comunidade de software livre Moodle como a versão LTS (Long Term Support). Isso significa que haverá garantia de desenvolvimento para aprimoramento e correções por um período maior do que as outras versões (neste caso, três anos – as anteriores, no máximo 1 a 1,5 ano). Isso justificou um grande investimento em correção de problemas e aprimoramento da estabilidade. Além disso, a nova versão também oferece as seguintes melhorias:

• Capacidade de oferecer interfaces gráficas mais responsivas e adaptáveis a diferentes dispositivos (incluindo dispositivos móveis);
    • Novo editor de textos Atto, mais compatível com novos browsers de mercado, independente de plataforma e que permite a inclusão de fórmulas matemáticas;
    • Melhorias significativas de performance;
    • Correção de problemas de versões anteriores.

Com isso, muitos recursos e atividades incluídos na plataforma atual (versão 2.5) precisaram de uma conversão para a nova versão, a exemplo do recurso “Tarefas” que foi aprimorado no Moodle. Também serão testadas e implantadas – ao longo de 2014 – novas funcionalidades, a exemplo de:

• Ferramenta Diálogo – permite a interação individual aluno-professor e aluno-aluno, dentro de uma mesma disciplina, de tal forma a ser considerada como atividade para avaliação e pontuação de notas;
    • Ferramenta Barra de Progresso – inclui uma “régua de medição” para o aluno acompanhar o seu progresso na disciplina, em relação às atividades a serem cumpridas;
    • Concessão de Badges – disponibiliza um sistema de reconhecimento da performance dos usuários do Moodle, na linha do conceito de gamificação e compatível com a solução Open Badges, para conceder distintivos aos alunos e colaboradores e os estimular na realização das atividades.

Ainda em 2014, a CCEAD irá integrar e implantar uma ferramenta de gestão do banco de dados do Moodle, projetado para extrair relatórios mais significativos e com maior riqueza de detalhes, sem fragmentar apenas por participantes, como atualmente é feito. Essa solução irá agilizar o processo de acompanhamento dos cursos e disciplinas e orientar os professores e colaboradores na real utilização dos conteúdos e atividades disponibilizadas para os alunos.