Ainda existem educadores reticentes com a tecnologia. Mas saibam que uma das maiores vantagens do ensino online é que a cada dia surgem novas ferramentas que não só ajudam, mas facilitam professores e alunos a se aprimorar em vários quesitos como comunicação, colaboração e produtividade. Então, professor, se você está pensando em ampliar seus conhecimentos no mundo do ensino digital, confira a lista de dicas úteis abaixo.

• Collaborate
    Essa plataforma tem recursos para videoaulas, permite conferências, compartilhamento de telas e breakout rooms, que são conversas paralelas às de um grupo maior, algo muito útil para uma ferramenta que permite até 50 participantes em uma conferência.

• Oovoo
    Essa ferramenta também é boa para turmas maiores. O Oovoo permite conferências com até 12 pessoas em uma chamada, além de gravar as ligações e o compartilhamento no YouTube, para que o conteúdo esteja disponível para ainda mais pessoas.

• Remind
    O Remind é um aplicativo muito útil para avisos de última hora. Ao enviar uma mensagem, todos os seus contatos irão recebê-la simultaneamente, sem esforço, e com mais privacidade que nas redes sociais.

• Evernote
    Esse é um dos aplicativos mais usados para quem quer fazer anotações, portanto, é ajuda muito nas aulas. Com ele é possível criar notas que incluam textos, gravações e fotos, potencializando a assimilação do conteúdo.

• Basecamp
    Esse site permite uma infinidade de recursos que ajudam no planejamento de aulas. Ele permite que várias pessoas colaborem em um projeto de uma só vez e à distância, ajudando professores a desenvolver novos conteúdos, além de permitir o compartilhamento de arquivos e até a criação de listas de tarefas.

• Trello
    Outro site para quem quer gerenciar melhor suas tarefas. Nele, é possível associar e coordenar atividades pessoais e em grupo, com acesso ao Dropbox e ao Google Drive.

• Coggle
    Essa ferramenta é indicada para quem quer criar diagramas e fluxogramas inovadores e interativos.

• SpeedGrader
    Esse site otimiza o tempo para calcular as médias dos alunos, disponibilizando todos os dados, trabalhos e provas em apenas um lugar. Faz parte do Canvas Learning Management.

• Prezi
    Uma alternativa ao PowerPoint, o Prezi cria apresentações animadas e interativas, com o auxílio de links e outras ferramentas multimídia. Seu diferencial é que pode ser acessado online.

• VProctor
    Esse site é voltado para o monitoramento de avaliações à distância. Entre os seus serviços estão a disponibilização de áudio, vídeo e monitoramento da tela do computador do estudante enquanto ele faz a prova. Os dados são coletados e o site também oferece um relatório detalhando qualquer problema ou atitude fora das normas.

Fonte: Universia