Realizado em parceria da CCEAD com o NAPC – Núcleo de Apoio Pedagógico às Classes Comunitárias Pré-Técnicas, o curso de extensão “Consolidando o Ensino Fundamental dos Jovens e a sua Inclusão no Ensino Médio Técnico-Profissional” teve seu encerramento no sábado, dia 15, com a VI Feira de Saberes, para a apresentação dos trabalhos finais dos alunos.

Oficina de Matemática

Apresentação do projeto final dos alunos da Oficina de Matemática.
Ciléia Fioroti e Professor José Carmelo

Professora Ciléia Fioroti e Professor José Carmelo.
Debate na VI Feira de Saberes
Cursista no painel de debate na VI Feira de Saberes

“Esta é a sexta edição do curso que visa alavancar os processos de inclusão escolar e socioprofissional dos jovens das classes comunitárias”, explicou o maior entusiasta e coordenador geral do curso, o professor José Carmelo Braz de Carvalho, do Departamento de Educação. Vale destacar que muitos alunos também atuam como coordenadores nos cursos pré-técnicos comunitários. Este ano o curso trouxe uma novidade: uma oficina de Matemática que ocorreu ao longo de todo o curso.

Além disso, houve um painel de debates e orientações aos movimentos comunitários. O tema dos debates realizados pelos palestrantes Pedro Teixeira, Gerente Corporativo de Operações de Gratuidade do SENAC e Marcelo Ghizi Freire, Gerente de Comunicação Visual e Multimídia do SENAI, foi “O Pronatec e os Adolescentes Comunitários: políticas de inclusão na Educação Técnica e na Formação Profissional, desenvolvidas gratuitamente pelo SENAI e SENAC”.

Os debates também tiveram a participação de dois ex-cursistas do programa Pronatec, que fizeram um relato de suas experiências.