Seguindo o cronograma de atualizações do Ambiente de Aprendizagem Online da PUC-Rio, a CCEAD PUC Rio realizou diversas melhorias por meio da implementação de uma nova versão, que está sendo disponibilizada no início das aulas do primeiro semestre de 2015. O novo ambiente possui interface gráfica com design responsivo, compatível com todos os tamanhos de tela, acessível a partir de qualquer dispositivo e portanto, capaz de fornecer visibilidade e legibilidade dos conteúdos, sem restrições.

Para acessar o novo ambiente, vá em ead.puc-rio.br, escolha o seu perfil (aluno ou professor/funcionário), coloque sua matrícula e senha e, finalmente, clique no botão “acessar”. Feito isso, você terá acesso aos seus cursos e disciplinas. (veja imagem abaixo.)

O Ambiente de Aprendizagem Online da PUC-Rio também pode ser acessado deste site, por meio do ítem “acesse seu curso”.

Ainda podem ser destacadas as seguintes novidades:

• “Autosave” para salvar automaticamente o texto digitado dentro de espaços onde há uma barra de formatação na parte superior. Esse recurso está presente em diversas aplicações web, como facebook, gmail etc. Assim, o trabalho não será perdido se a conexão com a web for interrompida após um texto ter sido enviado: basta retornar ao formulário, que o texto preenchido será recuperado.
  • O novo menu do usuário dá acesso a diversos recursos úteis. O objetivo é melhorar a experiência de uso, facilitando o acesso às ferramentas mais utilizadas.
  • É possível responder um post em um fórum diretamente através do e-mail (e com anexo), sem necessariamente acessar a plataforma e ter de esperar pelas respostas. Simples e rápido assim, quase síncrono.
  • O quadro de notas recebeu diversas melhorias. É usável em diversos tipos de dispositivos com scroll suave. Também é possível atualizar notas sem carregar a página toda.
  • O sistema de gestão de notas foi remodelado e ficou mais fácil de navegar para obter as informações de cada aluno com maior precisão. A navegação ficou mais fácil e possui controle de filtros.
  • Foram incorporadas melhorias no editor de texto para que as fórmulas matemáticas Latex facilitem ainda mais a utilização de fórmulas em cursos de exatas.
  • As condicionais entre atividades, notas e datas ficaram mais fáceis de serem organizadas e configuradas.
  • A tarefa ganhou novos recursos de feedback. Agora o professor pode comentar em um documento PDF, por exemplo, ou inserir texto ou imagens no campo de formatação.

O novo tema gráfico – que foi aplicado e customizado para o Ambiente de Aprendizagem Online da PUC-Rio – possui a parceria e a adesão de importantes instituições acadêmicas da Inglaterra, a exemplo de University of Bristol, King´s College London, UEL – University of East London, City University London, Durham University, British Council, UWE – University of the West of England e University of Bath.