A coordenadora Central de Educação a Distância da PUC-RIO, Gilda Bernardino de Campos, afirma que a procura por um curso a distância geralmente vem de alguém que mora longe das instituições de ensino, adultos que querem realizar uma graduação e que não têm tempo para frequentar as aulas presenciais.Seja qual for o motivo, é importante que o estudante tenha em mente algumas dicas para facilitar a sua adaptação nesta modalidade de ensino:

• Responsabilidade – O curso online exigirá um pouco mais de responsabilidade do aluno, uma vez que o resultado do seu aprendizado irá depender exclusivamente do seu empenho.
  • Autonomia – É preciso ter autonomia para questionar, pesquisar e ir atrás das informações.
  • Planejamento – Planejar o tempo ajudará a cumprir as tarefas, fazer as leituras e não deixar as atividades se acumularem. Sem planejamento e disciplina fica fácil se perder nos conteúdos e ficar desestimulado para prosseguir o curso.
  • Leitura – Nos cursos online a maioria do conteúdo é em texto, por isso é preciso estar habituado a ler e interpretar textos.
  • Escrita – Saber se expressar de forma escrita é fundamental, pois é desta maneira que o aluno estará em contato com seus tutores, professores e colegas de turma.