Coordenação Central de Educação a Distância

Principais Realizações

TIC na Firjan

Em parceria com a Firjan, a CCEAD ofereceu o curso de Especialização em Tecnologias em Educação aos interlocutores de tecnologias educacionais das escolas SESI e SENAI do Rio de Janeiro.

+ detalhes

EAD no Exército

A Escola de Instrução Especializada do Exército fechou uma parceria com a CCEAD para oferecer o curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais na modalidade a distância.

+ detalhes

Conteúdos abertos digitais

Concepção e produção de conteúdos digitais multimídia – áudio, vídeo e software – para a prática docente do ensino médio nas áreas de ciências e tecnologias.

+ detalhes

Tecnologias no Ensino Superior – PUC-Rio

O Curso de Especialização Tecnologias no Ensino Superior visa preparar professores da PUC-Rio para o uso de novos recursos didáticos, metodologias ativas, tecnologias da informação e comunicação, redes sociais, entre outros recursos.

Este curso está em andamento e termina em dezembro de 2014, com a defesa dos trabalhos de conclusão.

PUC-Rio desenvolve simulador para curso a distância da IBM

No final de 2012, a IBM assinou um contrato com a CCEAD PUC-Rio  para que fosse desenvolvido um curso a distância sobre o sistema operacional AIX. A novidade estava na elaboração de um simulador programado para auxiliar os alunos na realização de aulas práticas, sem a necessidade de dispor de acesso a servidores online.
O simulador permite, portanto, reproduzir em um ambiente offline o ambiente de um sistema AIX, com a interface e navegação próximas ao real. O curso é oferecido a alunos de todo o mundo, mas rodado a partir do SENAI da Bahia, parceiro da IBM.

+ detalhes

Formação Política para Cristãos Leigos e Leigas – CNBB – Teologia

O Curso de Formação Política para Cristãos Leigos e Leigas visa formar cristãos leigos(as) para a missão política, favorecendo-lhes a aquisição de competência e habilitação para agir como cristãos no complexo campo da política, participando da construção de uma sociedade justa e solidária, à luz do Ensino Social da Igreja e das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. A previsão de término da quinta edição dessa especialização é maio de 2015.