A CCEAD PUC-Rio preparou tutoriais com dicas e explicações sobre o uso das atividades e recursos do Ambiente On-Line de Aprendizagem. O objetivo é ajudar os professores na utilização das ferramentas de EAD.

Apresenta os procedimentos para acesso ao curso.

Clique aqui para abrir este tutorial.

Apresenta procedimentos para disponibilização das disciplinas no ambiente.

Clique aqui para abrir este tutorial.

Apresenta os procedimentos para participação em um curso.

Clique aqui para abrir este tutorial.

O Moodle, por ser um ambiente interativo, praticamente uma extensão da sala de aula, permite que fiquem disponíveis os conteúdos lecionados em sala de aula. Os professores fazem agendamento de trabalhos, promovem fóruns, oficinas, disponibilizam o calendário de provas, exames de proficiência e outros serviços.

Neste tutorial você poderá encontrar os seguintes tópicos:

  • ARQUIVO
  • PASTA
  • COMO POSTAR UM ARQUIVO NA PASTA
  • LIVRO
  • URL

Clique aqui para abrir este tutorial.

Há dois tipos de campos para inserção de conteúdo: Atividades e Recursos. Os Recursos são utilizados para demonstrar conteúdos aos alunos. As Atividades são ferramentas de avaliação ou comunicação com alunos.

Neste tutorial você poderá encontrar os seguintes tópicos:

  • COMO CRIAR UMA ATIVIDADE OU RECURSO
  • COMO EDITAR UMA ATIVIDADE OU RECURSO

Clique aqui para abrir este tutorial.

O fórum é o espaço de discussão de tópicos específicos preestabelecidos pelo professor da disciplina. As mensagens trocadas entre os participantes do curso podem conter textos, tabelas, imagens, links e, também, documentos anexados. O fórum é um mecanismo de comunicação assíncrono. Isso possibilita que cada aluno encaminhe sua resposta ou mensagem dentro de sua programação pessoal de estudos, porém dentro do prazo estipulado no cronograma previamente definido.

Neste tutorial você poderá encontrar os seguintes tópicos:

  • COMO ABRIR UM FÓRUM
  • COMO ACESSAR OS FÓRUNS

Clique aqui para abrir este tutorial.

A ferramenta tarefa é uma atividade em que o princípio básico dela é o envio de arquivo entre professor e aluno. Alguns exemplos da utilização da atividade são: redações, projetos, relatórios, imagens, etc.

Neste tutorial você poderá encontrar os seguintes tópicos:

  • CRIAÇÃO DA TAREFA
  • CORREÇÃO DA TAREFA

Clique aqui para abrir este tutorial.

O relatório das atividades permite verificar as participações dos alunos em todas as atividades ou recursos disponíveis no curso/disciplina, como por exemplo, se realizaram uma determinada atividade e se acessaram o conteúdo proposto, além disso, é possível também ver o dia e a hora que acessaram.

Clique aqui para abrir este tutorial.

Importar uma disciplina é uma forma fácil de reeditar uma disciplina duplicando os seus materiais e as suas atividades, mas não a informação colocada pelos seus alunos.

Clique aqui para abrir este tutorial.