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A PUC-Rio, por intermédio da Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD PUC-Rio) e com o apoio da Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos, implementou o Estúdio Asas. A proposta consiste na integração e articulação das tecnologias educacionais digitais junto aos diversos departamentos da Universidade. Desse modo, a CCEAD PUC-Rio passa a viabilizar ações que possibilitam não apenas o acesso operacional aos equipamentos existentes no Estúdio Asas, mas também o fomento à produção e à veiculação de novos conteúdos educativos, compatíveis com os avanços metodológicos e tecnológicos, em linha com as necessidades de aprendizagem dos alunos. A CCEAD PUC-Rio possui vasta experiência em criação e produção de objetos educacionais multimídia para a modalidade de Educação a Distância e no apoio aos cursos presenciais.

Motivação


À medida que se torna possível planejar – de maneira didaticamente estruturada – a produção e o uso de recursos audiovisuais no processo ensino-aprendizagem, amplia-se a capacidade de aprimoramento do fazer docente. Nesse sentido, a Universidade precisa estar cada vez mais instrumentalizada.

Áudio e vídeo partem do concreto, do visível, do imediato, e se conectam com a realidade para ajudar a construir conhecimentos. O uso desses recursos em espaços educacionais é muito importante, em especial pelo que podem representar como diferencial nas aulas.

O Estúdio Asas aproxima os professores dos elementos que compõem estas tecnologias, incentivando a sua apropriação técnica e instigando a produção de conteúdos digitais para uso em sala de aula ou na modalidade a distância.

Mas como usar as tecnologias digitais educacionais?

Com o objetivo de ampliar ainda mais o repertório comunicacional que envolve o processo ensino-aprendizagem, objetos de aprendizagem podem ser elaborados com o apoio do Estúdio Asas, visando o aprimoramento da docência. Podemos citar alguns exemplos que se aplicam aos formatos áudio e vídeo:

  • Apresentação da disciplina;
  • Apresentação de determinado conteúdo ;
  • Instruções para laboratório sobre software, aplicações informáticas, procedimentos diversos, etc.;
  • Resumos de aulas;
  • Feedbacks;
  • Orientações de estudo;
  • Avisos sobre artigos/sites científicos de interesse para a realização de trabalhos;
  • Representações gráficas (tabelas, esquemas, imagens/figuras);
  • Entrevistas e depoimentos;
  • Sínteses de conteúdos importantes e que geram dúvidas e dificuldades por parte da maioria dos alunos;
  • Apresentação e resolução de exercícios;
  • Análises e exemplificações;

Desse modo, a Universidade e os professores poderão recorrer à CCEAD PUC-Rio como propulsora da mediação entre os recursos tecnológicos e o aprimoramento do ensino. O Estúdio Asas irá apoiar a implementação de objetos educacionais novos, de modo a criar ambientes envolventes para os alunos e facilitar suas aprendizagens. Em síntese, apresentamos as principais etapas do processo de elaboração e desenvolvimento de recursos educacionais.

Trabalho cooperativo com os docentes, visando a criação, o planejamento e a produção de novos recursos e objetos educacionais para uso em sala de aula ou para a modalidade totalmente a distância. Nessa etapa, a equipe CCEAD ajuda a pensar novos meios para apoiar/ilustrar os conteúdos, de forma que a comunicação possa estar adequada e de acordo com o perfil do público.

Os podcasts fazem parte de um conjunto de recursos, capazes de, efetivamente, contribuir com o processo ensino-aprendizagem.

  • Apresentação com voz do docente ou locutor, com ou sem trilha (BG);
  • Peça (paisagem sonora) com inserção de BG e sonoplastias;
  • Podcast – Entrevista com docente ou depoimento com pessoas convidadas;
  • Podcast “ping-pong” entre docentes com âncora/mediador;
  • Podcast “mesa-redonda” entre docentes com âncora/mediador;
  • Podcast “ping-pong” ou “mesa-redonda” com participação de docentes e alunos com âncora/mediador.
Para os professores que desejam fazer uso ou mesmo aumentar a utilização dos recursos de vídeo existem muitas maneiras.

  • Simples apresentação;
  • Apresentação com inserção de cartelas (gráficos, tabelas, imagens);
  • Apresentação com inserção de cartelas e vídeo(s) complementar(es) e Motion Graphics;
  • Apresentação com locutor (off) e inserção de cartelas, vídeo(s) complementar(es) e Motion Graphics.

A qualidade interativa das mídias digitais aliadas às novas práticas educacionais amplia possibilidade da construção do conhecimento, além de produzir inovação, renovação e modernização de conteúdos. Além disso, ajudam:

  • A proporcionar meios para o aprendizado em qualquer hora e lugar;
  • A construir novas comunidades de aprendizado;
  • A apoiar a aprendizagem presencial;
  • Na avaliação e no feedback imediatos;
  • No aprendizado personalizado;
  • Na aprendizagem contínua;
  • No acesso recorrente aos conteúdos;
  • A promover melhorias na comunicação.

Estrutura Técnica do Estúdio Asas

O isolamento do som do Estúdio Asas é feito com paredes acústicas que permitem uma captação profissional do som, livre de ruídos e distorções. O espaço reservado para a equipe técnica possui caixas de monitoramento de nível profissional, o que favorece a audição de toda a gama de frequências do som no padrão mais atual. Os softwares usados permitem excelentes soluções de edição e efeitos de nova geração. Além disso, estão preparados para processos de mixagem com milhares de sons disponíveis, que podem ajudar em diversos propósitos educacionais.

O estúdio está equipado com um microfone condensador de diafragma largo, omnidirecional, para gravação de alta qualidade de voz ou outra fonte com o máximo da amplitude do ouvido humano. Além disso, possui microfones dinâmicos hiper cardióicos, para movimentação e captação do som com direcionamento superior e um microfone de lapela sem fio.



A gravação do áudio pode ser feita com qualidade DVD (48.000 Khz e 24 bits. Além disso, os registros de instrumentos musicais e efeitos sonoros podem ser controlados por um teclado profissional (controlador de midi).

Com relação a padrões de saída, o ambiente possui meios para produzir os mais diversos tipos de mídias profissionais em todos os formatos: mp3, wav, aif, etc.

Ligado à rede, o Estúdio Asas está pronto para atender a padrões técnicos de mercado. O projeto inicial vigente de 4 vias pode se expandir em até 24 vias, dependendo das necessidades e da demanda da Universidade.

Quanto à produção de vídeo, o estúdio está equipado com uma câmera capaz de gravar em alta resolução (Full HD), de alta sensibilidade, controle de nitidez, exposição e foco em 24 ou 30 quadros por segundo.

O espaço está preparado para a criação de vídeos com chroma key, que é um processo que permite a inserção de imagem de fundo que pode simular um cenário ou ambiente onde o apresentador ou personagem esteja atuando.

A iluminação fica por conta de refletores de led, de alta qualidade e durabilidade, ajustáveis e uniformes quanto à intensidade e direcionamento. O Estúdio Asas também conta com refletores de lâmpadas de tungstênio para iluminação da tela de chroma key, rebatedores e refletores para contraluz.


Atendimento

Para solicitar os serviços do Estúdio Asas, acesse o nosso canal de atendimento e descreva a sua demanda que entraremos em contato.