Este site apresenta os fundamentos e as características do Curso de Especialização Tecnologias no Ensino Superior, na modalidade lato sensu, a distância, oferecido pela Coordenação Central de Educação a Distância – CCEAD PUC-Rio em parceria com o Departamento de Educação da PUC-Rio, para professores da PUC-Rio. As informações são de caráter pedagógico e operacional.


APRESENTAÇÃO

O Curso de Especialização Tecnologias no Ensino Superior visa preparar professores da PUC-Rio para o uso de novos recursos didáticos, metodologias ativas, as tecnologias de informação e comunicação, redes sociais, entre outros recursos.

O curso pretende ampliar o conceito de educação mediada e integrada por tecnologias com a incorporação de meios tecnológicos cabíveis e capacitar professores para sua utilização. Além disso, objetiva-se promover a formação continuada dos docentes no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs – no Ensino Superior.


NATUREZA

O curso ocorrerá na modalidade a distância, com carga horária de 360 horas, distribuídas em três eixos temáticos e contará com momentos presenciais e a distância, sendo a abertura do curso presencial e as estruturas pedagógicas a distância.

A apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso será presencial, como exige a legislação, e os trabalhos deverão estar alinhados com as diretrizes do departamento em que o professor esteja inserido. Os encontros presenciais ocorrerão na PUC-Rio, em espaço a ser definido.


OBJETIVOS

Oferecer formação continuada e capacitação que permitam um aprimoramento do trabalho desenvolvido nos departamentos e, especificamente, em sala de aula. A proposta principal do curso é a capacitação docente para o uso dos novos recursos didáticos, metodologias ativas, e as Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de construção do conhecimento. O objetivo geral pode ser desdobrado nos seguintes objetivos específicos:


Ao concluir o Curso de Especialização Tecnologias no Ensino Superior, na modalidade a distância, o professor deverá apresentar competências para orientar, apoiar e assistir ao uso e a incorporação pedagógica das tecnologias de informação e comunicação nas salas de aula.